Dólar com. 5.1031
IBovespa 8
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões
06/03/2024 às 23h20

Blogs

O que é Geno Valgo Fisiológico

                                                                        

No texto anterior, falamos sobre o geno varo fisiológico, nesta semana falaremos do geno valgo fisiológico. O motivo principal destes textos é levar conhecimentos a todos os interessados, a respeito das alterações esperadas no desenvolvimento de um esqueleto imaturo de uma criança.

O que é Geno valgo do Desenvolvimento?

Resumidamente, nada mais é, que uma condição em que ambos os joelhos apontam um para o outro, ou seja, para dentro. Normalmente isto se dar devido a criança possuir os seus fêmures direcionados para dentro, com os quadris em rotação interna, o que mexe com todo o eixo do membro inferior, fazendo com que as pernas fiquem desalinhadas.

De uma maneira geral, a partir dos dois anos, existe uma tendência da deformidade em varo se inverter, e se tornar em joelho em valgo, isto de forma fisiológica, que também se corrigirá de forma natural e progressiva. O período de maior desvio em valgo ocorre entre os dois anos e meio até os quatro anos.

O diagnóstico normalmente é realizado através de uma anamnese e exame físico e quando necessário uma radiografia dos joelhos e panorâmica dos membros inferiores, onde realizaremos as medidas do eixo anatômico e mecânico dos membros inferiores.

No quadro clinico do geno valgo fisiológico, normalmente, encontraremos: desvio para dentro dos joelhos simétricamente, desvio do pé para fora, subluxação da patela lateralmente, alteração padrão da marcha.

Com relação ao tratamento do Geno Valgo Fisiológico, o primeiro passo é tranquilizar os pais e informa-los da possibilidade de uma previsão de correção espontânea, neste caso o valgo pode ser observado até os 7 anos de idade, sendo necessário o acompanhamento por um profissional experiente para observar esta evolução através do exame físico, sendo utilizado goniometria dos joelhos e medida da distância entre os maléolos mediais da tíbia nos tornozelos.

Este acompanhamento pelo profissional é importante, uma vez que, dependendo da evolução pode-se mudar a conduta no momento adequado.

Na dúvida, entre em contato através de nossos canais da mídia ou vá em nosso consultório na RBSSAUDE, que teremos o prazer em lhe atender e esclarecer.

Galeria de Fotos


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]