Dólar com. 5.1031
IBovespa 8
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula sanciona lei que suspende dívida do RS com a União por três anos
05/02/2024 às 11h40

Blogs

O que é Osteonecrose de Sever?


Osteonecrose de Sever é uma inflamação da placa de crescimento do osso do calcâneo na criança e no adolescente.

Patologia esta que pode ocorrer durante a pratica excessiva de atividades físicas, em especial a atividade competitiva, a qual leva a uma carga excessiva de exercícios, associado ao uso de sapatos inadequados para a pratica daquele esporte, assim como a irregularidade da superfície do solo onde está sendo praticada a atividade, em um esqueleto imaturo, em desenvolvimento.

Como já relatado anteriormente a definição da osteonecrose de sever é uma inflamação da placa de crescimento do osso do calcâneo na criança e no adolescente em fase de crescimento que praticam atividades físicas excessiva (VALE LEMBRAR). Outras condições também podem causar a osteonecrose de sever, como: o trauma, crescimento ósseo, anormalidades biomecânicas, obesidade, genética e crescimento acelerado.

 A dor do calcanhar é uma condição comum em crianças e adolescentes, especialmente em meninos. Estima-se que possa afetar até 1 em cada 10 crianças em idade escolar que praticam atividade física mais intensa, principalmente aquelas relacionadas a impactos, como futebol, tênis, basquete e atletismo. Lembrando que o osso do calcanhar se desenvolve até aproximadamente 15 anos de idade e nele está inserido o tendão de aquiles/calcâneo bem na apófise do calcâneo, podendo o aumento de tensão/contratura/encurtamento desta musculatura da panturrilha ocasionar esta patologia.

Para o diagnóstico, o médico ortopedista deverá colher uma anamnese detalhada da criança, em especial relacionando a pratica de esportes, e a sintomatologia apresentada – dor na região do calcâneo, algumas crianças apresentam calor na área, edema, suor, sensibilidade no calcanhar, desconforto no calcanhar ao acordar ou quando o mesmo é pressionado, mancar, presença de dor mais intensa após caminhada ou exercício físico, bem como maior dificuldade de permanecer em pé, dor durante corrida ou ao praticar esportes que tende a diminuir com o repouso, sendo complementado por um exame de imagem que pode ser uma radiografia ou ressonância magnética, que serve também para descartar outras condições/patologias.

O tratamento da doença de sever é conservador e consiste em medidas analgésicas, repouso relativo, fisioterapia, gelo e uso de sapatos com amortecimento, além de afastamento das atividades físicas em excesso. Quanto mais rápido for iniciado o tratamento, mais rápida será a recuperação. O tratamento costuma ser muito efetivo no combate à doença, retornando ao seu nível normal de atividades logo depois de dois meses.

Vale lembrar que após o tratamento, a criança ou adolescente, caso retorne as atividades esportivas “em excesso” a patologia pode retornar. A doença deverá está resolvida depois dos 15-16 anos do adolescente, idade em que o calcâneo estará formado, na fase final do crescimento.

Nestes casos de dor em região do calcâneo no tornozelo, procure um médico ortopedista, este irá orientar e acompanhar seu filho até o retorno as atividades físicas.

SEU FILHO, SEU MAIOR TESOURO!


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]